25+ Os melhores alimentos para o coração

Os melhores alimentos para o coração

Existem alimentos que fazem muito bem ao coração. A escolha certa dos alimentos diminuem o risco de doenças cardiovasculares como pressão alta, AVC ou infarto, e vários outros problemas de saúde. Os alimentos que fazem bem ao coração, também são excelentes para a mente e para manter o corpo saudável. melhores alimentos para o coração
O truque para transformar a sua cozinha em um centro para a saúde do coração: variar os alimentos (tipos de peixe, vegetais, grãos integrais e outros alimentos). Com isso em mente, compilamos os 25 melhores alimentos para o coração:

Salmão do mar (não de viveiro)
Grelhados ou cozidos, o salmão é uma das melhores fontes de ómega-3. As gorduras monoinsaturada e polinsaturada fornecidas pelo salmão, são benéficas na prevenção de doenças cardiovasculares. Ajudam a aumentar o “colesterol bom” HDL e manter baixos os níveis de “colesterol mau” LDL. A ingestão de salmão é ligado a uma diminuição do risco de diversos problemas cardiovasculares, tais como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, arritmia cardíaca e pressão sanguínea elevada. Os altos níveis de selênio no salmão são importantes na proteção cardiovascular. Os melhores alimentos para o coração

Sementes Chia
A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ómega-3. É claro que quando pensamos em ómega-3, pensamos em peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ómega-3 que um pedaço médio de salmão. Esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulo sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, o ómega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

Sardinha
A sardinha é muito rica em ómega-3. Nutriente que, por ter ação anti-inflamatória e antioxidante, reduz o risco de doenças cardiovasculares e AVC.

Fígado
O fígado contém gorduras que são boas para o coração. A carne ajuda no combate ao estresse, prevenção de doenças do coração e minimiza os riscos de derrames.

Tomate
O tomate, tão comum em nossa dieta é um dos alimentos mais saudáveis para consumir diariamente. Eles são ricos em potássio, que é benéfico para o coração, mas também são uma fonte de licopeno, um carotenoide que pode ajudar a eliminar o “mau” colesterol LDL e reduzir o risco de um ataque cardíaco. São baixos em calorias e açúcar.

Nozes
As nozes contribuem com a melhoria da qualidade do sangue, diminuem o risco de coagulação e inflamação excessiva e melhoram a função das células endoteliais, que estão presentes no interior dos vasos sanguíneos, fazendo parte da constituição de sua parede.

Amêndoas
As amêndoas diminuem os riscos de doenças do coração. Isso acontece porque o alimento é uma incrível fonte de gorduras insaturadas, proteína, potássio e antioxidantes. Quem consome amêndoas cinco vezes por semana tem 50% menos chance de sofrer um ataque cardíaco.

Alho
O alho tem potente ação no controle da pressão arterial. Pesquisas mostram que o alho inibe uma enzima chamada angiotensina que tem papel vasoconstrictor. Com essa enzima inibida, os vasos são mais relaxados e o sangue circula melhor.

Lentinhas
Estudos relacionam o consumo de leguminosas, com destaque para a lentilha, ao menor risco de doenças cardiovasculares, devido ao alto teor de fibras, magnésio, potássio e ácido fólico, nutrientes relacionados ao controle da pressão arterial.

Feijão Branco
O magnésio e o folato, presentes no feijão branco ajudam manter o coração forte e protegido. O folato diminui os níveis de homocisteína, que é um precursor para a doença  cardiovasculares enquanto as funções do magnésio em uma maneira similar como potássio, reduz a tensão e stresse nos vasos sanguíneos para diminuir o esforço e pressão arterial, evitando assim ataques cardíacos e derrames. Além disso, a fibra solúvel ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, que também são fatores importantes para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Aveia
Estudos já demonstraram que o consumo de grãos integrais, entre eles a aveia, está diretamente associado a uma melhor saúde do coração e das artérias.

Amoras
Comer amoras é benéfico para a saúde do coração. Reforça o sistema nervoso e reduz o mau colesterol impedindo assim o bloqueio do fluxo de sangue. Por isso, é altamente eficaz na prevenção de ataques cardíacos e derrames.

Café
Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças  cardiovasculares. O “American Journal of Clinical Nutrition” contém um estudo que alerta para o facto de pessoas saudáveis com 65 anos ou mais que bebiam 4 ou mais chávenas de café por dia tinham menos 53% de probabilidades de desenvolver uma doença cardíaca.

Vinho Tinto
Rico em antioxidantes, essa bebida protege o sistema cardiovascular. Essa bebida tão antiga previne doenças cardiovasculares, reduz a pressão, controla o colesterol, protege contra certos tipos de cancro, como o de mama e o de próstata, e aumenta a longevidade.

Chá verde
O chá verde ajuda a proteger a saúde do coração, diminuindo a probabilidade da formação de coágulo nas artérias, graças aos flavonoides que carrega. Os flavonoides também mantêm as artérias mais flexíveis, suavizando os impactos das constantes mudanças da pressão arterial. Para sentir esse efeito, é necessário consumir ao menos três chá da bebida por dia.

Chocolate Preto melhores alimentos para o coração
Ao contribuir para a redução das taxas de LDL e aumento do colesterol bom (HDL) e atuar na redução da pressão sanguínea, automaticamente a proteção contra obstruções arteriais e enfarto é mais um dos benefícios do chocolate preto. Além disso, o chocolate preto é fonte de antioxidantes, que previnem e combatem inflamações e ainda por cima lutam contra os radicais livres.

Passas de uva
Para proteger a saúde do coração e todo sistema cardiovascular, combinar alimentos nutritivos é fundamental para impulsionar os benefícios da uva passa. O fruto é fonte de Potássio, mineral indicado para o controle de Sódio sobre o organismo. É importante ressaltarmos que o Sódio pode contribuir com a retenção de líquidos e principalmente, com o aumento da pressão arterial, o que pode resultar em diversos efeitos negativos. O consumo regular de uva passa pode ser uma excelente contribuição para a prevenção de hipertensão, acidente cerebral vascular, entre outras condições que inferem sobre a saúde do coração.

Brócolos
Comer brócolos também ajuda a proteger a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim e regulando a pressão sanguínea, que não deixa sobrecarregar o nosso sistema cardiovascular. Devido às suas taxas consideráveis de ómega 3, fibras e betacaroteno, que permitem ao coração funcionar corretamente. E mais: o potássio aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a oxigenação de diversas partes do corpo.

Couve
A couve é rica em antioxidantes, vitaminas A e E, além de magnésio e fibras. Esses antioxidantes diminuem a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol. O magnésio melhora a elasticidade das artérias e, consequentemente, a circulação, ajudando no controle da pressão arterial.

Grãos integrais
Pessoas que comem regularmente grãos integrais, em substituição aos grãos refinados (pão e arroz branco são exemplos), apresentam menos quantidades de um tipo de gordura que aumenta o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Maçãs
As frutas com polpa branca, como a maçã e a pêra, bem como os legumes, ajudam a reduzir o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo os especialistas, o consumo de uma maçã por dia é suficiente para obter este benefício.

Laranjas
As flavanonas, especialmente a hesperidina que se encontra no suco de laranja, reduzem os fatores de risco cardiovasculares, tais como a pressão arterial. Em uma pesquisa recente observou-se que a hesperidina melhora a circulação sanguínea e está envolvida na dilatação e resistência dos vasos sanguíneos. Incluir alimentos ricos em polifenóis e flavonoides, como, por exemplo, o sumo de laranja em seu menu diário ajuda a reduzir os factores de risco cardiovascular e proteger a saúde do coração, cérebro e seus vasos sanguíneos.

Abacate
Os benefícios do abacate para a prevenção de doenças cardiovasculares são semelhantes aos do azeite, pois a fruta é rica em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar os do bom (HDL). melhores alimentos para o coração

Azeite Extra Virgem
Os Ácidos gordos monoinsaturados presentes no Azeite de Oliva Extra Virgem ajudam na redução do colesterol mau (LDL) no corpo. Ele também ajuda na redução da coagulação do sangue. O Azeite de Oliva é também uma boa fonte de antioxidantes como fenóis e Vitamina E que por sua vez ajudam a manter o coração forte e funcionando corretamente.

Óleo de Coco
O bom funcionamento da tireoide, favorecido pelo consumo de óleo de coco, também garante a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e a elevação do colesterol HDL (colesterol bom). Com a normalização da taxa de colesterol sanguíneo há diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

melhores alimentos para o coração

2018-02-07T21:05:52+00:00 Fevereiro 7th, 2018|