Afinal O que é Antiaging?

Anti-idade, antiaging ou antienvelhecimento são três termos que são usados para designar a mesma coisa.
Hoje, tem um número de significados comuns e ao mesmo tempo muito diferentes. Cada um desses significados  é defendido por um grupo de interesses comuns. O fato de que são tantas partes envolvidas faz o significado do antienvelhecimento, referindo-se a técnicas, tecnologias, medicamentos, produtos, entre outros.

Para a comunidade científica, antienvelhecimento refere-se exclusivamente a diminuir, prevenir ou reverter o processo de envelhecimento. Não há nenhuma tecnologia médica, que tenha sido comprovada e que permita este objetivo em seres humanos.

Na comunidade médica empresarial, a medicina antienvelhecimento é um meio de detecção precoce, prevenção e reversão de doenças da idade. Isto é muito diferente do processo de envelhecimento em si e por isso, que há uma ampla gama de estratégias e terapias. A restrição de calorias, por exemplo, é uma maneira comprovada para reduzir o risco de muitas doenças degenerativas associadas à idade.

A opinião geral no tema de negócios é que a palavra antiaging é uma marca valiosa e uma maneira de aumentar as vendas. Óleos, cremes, alimentos, tratamentos… existem imensos produtos no mercado que afirmam ter um efeito antienvelhecimento. Em geral, as definições do antienvelhecimento incluem como significado o simples facto de se ver e se sentir mais jovem. Ou seja, ele não tem nenhuma relação com quanto tempo irá viver, ou como estáa sua saúde.

Medicina Antiaging

A medicina antienvelhecimento é uma de especialidade clínica médica no campo da investigação científica, dirigida à detecção precoce, prevenção, tratamento e reversão da idade. É bem documentado por revistas médicas e científicas e emprega metodologias baseadas em evidências para realizar as avaliações dos pacientes.

A medicina antienvelhecimento é:

• Científica. As práticas antienvelhecimento utilizam o diagnóstico e o tratamento e estão suportadas pela evidência científica. Portanto, não pode ser descrita como anedótica.
  • Baseada na evidência. A medicina antienvelhecimento é baeada num processo ordenado para a aquisição de dados a fim de formular uma avaliação científica e objetiva, sobre a qual fazer um tratamento eficaz.

Proposta de estratégias para prolongar a vida

Atualmente estão a ser desenvolvidas  múltiplas estratégias para prolongar a vida.
Os estudos incluem diversas disciplinas como por exemplo:

• Nanotecnologia
  • Clonagem e substituição de partes do corpo.
  • Criogenia
  • Modificações genéticas

David Sinclair diz: “Eu não vejo o envelhecimento como uma doença, mas como uma coleção de doenças muito previsíveis causadas pela deterioração do corpo”.

2017-09-27T23:24:43+00:00 Setembro 27th, 2017|